Histórico

Um pouco do histórico do festival
Em 2007, alunos do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense – UFF, decidiram realizar um festival de cinema na cidade de Cachoeiras de Macacu, interior do Estado do Rio de Janeiro. Uma cidade com cerca de 55.000 habitantes e que chegou a ter três cinemas no passado, sendo o último fechado no ano de 1990, com o fim da Embrafilme.

A ideia era resgatar a paixão pelo cinema, há tempos adormecida com o fechamento das salas, e formar público pensante, que não só consumisse, mas produzisse cinema. Foi assim que o MacacuCine voltou suas atenções para as escolas do município. Estavam ali, nas salas de aula, aqueles que mudariam o panorama audiovisual da cidade.

Com sessões ao ar livre e em salas de aula, oficinas de animação e gerando debates acerca do universo escolar e os conflitos da adolescência, a primeira edição do MacacuCine começou a semear o interesse pelo audiovisual e despertou o interesse pela produção, instigando os alunos a pensarem em suas próprias produções.

Viabilizado por apoios firmados com instituições que compartilham da mesma ideia e consciência da importância da cultura na construção de uma sociedade democrática, justa e desenvolvida, o MacacuCine vem afirmando o audiovisual como importante ferramenta de ensino, uma ferramenta mágica, que bem utilizada se torna fundamental na educação. Em novembro de 2010, em sua terceira edição, o MacacuCine realizou a I Mostra Competitiva de Curtas Escolares, onde alunos de diversas escolas públicas de Cachoeiras de Macacu tiveram a oportunidade de exibir seus filmes.

Isso é apenas um pouco do MacacuCine em sete edições. Ainda há muita água pra rolar nesta cachoeira!

Vídeo institucional para o Prêmio Rio Sociocultural
Premium Wordpress Themes by UFO Themes